Marcha: núcleo social da CNM discute principais temas da gestão municipal em arenas paralelas Voltar

17 de abril de 2017

24032017 MarchaO núcleo social da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que consiste nas áreas técnicas de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura da entidade, participará da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios com explanações em arenas temáticas na quarta-feira, 17 de maio. A ideia é que técnicos e consultores das áreas da CNM discutam as principais questões que abrangem a gestão municipal do âmbito social com os gestores presentes.

A primeira arena temática do dia será sobre cultura. Sob o nome Planejamento e financiamento para a gestão pública municipal de cultura, a discussão deve abranger mecanismos federais e estaduais de financiamento que possibilitam aos Municípios mais recursos para fortalecer o setor. Também deve ser abordada formas de atuação para que o Município possa planejar suas políticas públicas, de modo a promover a produção, a distribuição, o acesso e afruição cultural no âmbito local.

Na programação, a arena está prevista para ocorrer às 9 horas, com partição do conselho temático da CNM, representado por João Medeiros Campelo, que também preside a Associação Mineira de Municípios (AMM), além dos técnicos da Confederação.

Planejar o Suas
Logo em seguida, às 10 horas, inicia-se a arena da Assistência Social, com o tema Gestão orçamentária e planejamento do Suas (Sistema Único de Assistência Social). Junto à área técnica da entidade, devem palestrar o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luiz Benes Leocádio de Araújo, e a diretora-executiva do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), Dulcelena Alves Vaz.

Os palestrantes devem abordar a gestão financeira e orçamentária da Política de Assistência Social, seus prazos e pré-requisitos, e a importância da participação do gestor local da área na elaboração da proposta orçamentária e no planejamento das ações que serão executadas nos Municípios.

Saúde e Educação
A arena temática de Educação, Mais recursos e mais gestão para a educação municipal, ocorrerá às 11 horas, com a participação do presidente da Associação de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aemerj), Anderson Zanon, e a consultora da CNM, Mariza Abreu, além das técnicas da área.

O objetivo é apresentar ideias e orientações para que os gestores locais, a partir de uma boa administração dos recursos e das ferramentas de gestão com metas e indicadores, enfrentem o que é considerado seus dois principais desafios: expansão com qualidade da educação infantil e mais qualidade no ensino fundamental.

Fechando o núcleo, a arena de Saúde está prevista para as 17 horas. As técnicas da entidade, juntas do presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos Modesto Alves, o coordenador do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Allan Nuno Alves de Souza, e o médico sanitarista da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Avaliação do ministério, José Eudes Barroso devem abordar o tema Estratégias de organização dos serviços de saúde.

A ideia é que eles exponham as informações que qualificam e organizam os serviços de saúde, soluções e ferramentas disponíveis que geram dados, bem como informações que podem subsidiar os gestores no planeamento das ações conforme a realidade local e suas prioridades, como a implantação dos Prontuário Eletrônico, a sistematização de serviços, a formação de redes e o uso do Telessaúde.

Voltar