Municípios podem acessar guia com dicas para implementação dos ODS Voltar

23 de maio de 2017

Ag. CNMA discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem se tornado cada vez mais presente nas administrações municipais. Para auxiliar os gestores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios um guia. O material reúne informações sobre como os gestores municipais brasileiros podem implementar efetivamente os objetivos propostos no nível municipal.

Elaborado em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o guia convida os prefeitos e prefeitas a atuarem em sintonia com a promoção dos ODS no nível local. Também a planejarem políticas públicas para o alcance da Agenda 2030, com crescimento econômico, erradicação da pobreza, equilíbrio ambiental e fortalecimento institucional.

O primeiro capítulo é dedicado a apresentação dos sete passos para incorporação dos ODS na agenda municipal. Algumas das dicas envolvem a sensibilização do quadro de funcionários, da comunidade, além de um mapeamento com o intuito de identificar prioridades.

Em seguida, o guia traz estratégias específicas para cada um dos 17 ODS. Como nota a Confederação, pelo menos 80% deles estão diretamente ligados aos Municípios. Outro diferencial da cartilha é que ela traz indicadores, que podem auxiliar os gestores a ter uma ideia de que fase estão no andamento de cada objetivo.

Saiba mais aqui

 

Voltar